terça-feira, 24 de novembro de 2009

Uma idea do futuro

Olá outra vez caros bloggers, deixo-vos hoje com a nossa visita à casa do Futuro na Fundação Portuguesa das Comunicações em Lisboa, espero que disfrutem da leitura e se deixem maravilhar com a 1ª amostra de tecnologia futurística que vos deixamos aqui.


Desde 2003, ano de criação deste projecto, que a casa do futuro tem sido uma das maiores atracções do Museu das Comunicações.
“A Casa do Futuro" apresenta-se como o campo de demonstração dos equipamentos, aplicações e serviços avançados que estão hoje disponíveis, contribuindo para o bem-estar dos cidadãos e para o desenvolvimento económico e social sustentável do país e da comunidade.” (http://www.fpc.pt/FPCWeb/museu/displayconteudo.do2?numero=21688)
Este projecto é sustentado pelos patrocínios que ajudaram a construir a versão original da casa do futuro e que asseguraram a sua evolução e manutenção permitindo o sucesso deste projecto e da sua atractividade para os grupos de visitantes que a Fundação Portuguesa das Comunicações.
Em 2009, realizou-se uma 3ºfase do projecto com modificações que permitiram aos visitantes um conhecimento mais profundo das ideias e conceitos base relacionados com este programa. É então reforçado com três novos módulos que confirmam a actualização permanente do seu conteúdo:


Uma retrospectiva da evolução dos conceitos e das soluções da Casa do Futuro ao longo dos tempos;







A apresentação de um conjunto diversificado de soluções construtivas que será objecto de renovação continuada, soluções que permitem o aumento da qualidade de vida, a nível do conforto, da funcionalidade e da sustentabilidade na sua inserção no meio ambiente;
E a criação dos FPC Future Labs para apresentação de soluções pré- competitivas, com recurso incontornável às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ao audiovisual e à realidade virtual.


Visita Guiada














1. Entrada na casa – O sistema de entrada além de bastante inovador é altamente seguro, pois só abre a porta de entrada da habitação por reconhecimento das impressões digitais das pessoas previamente seleccionadas.













2. Sala de Estar – uma sala moderna, com todos os equipamentos tecnológicos de entretenimento e com bastante espaço de circulação para que qualquer pessoa, mesmo aquelas que precisem de necessidade especial, consigam circular livremente.













3. Quarto do casal – um quarto moderno e simples, com todo o conforto necessário para a vida diária












4. Casa de banho – esta pequena divisão está então equipada com todos os materiais apropriados para pessoas com necessidades especiais, permitindo-lhes uma vida cada vez mais normal. Um toque especial desta divisão é o espelho. A equipa de inovação deste projecto tornou algo banal em algo divertido e diferente, colocando uma televisão no espelho.


5. Cozinha – Esta cozinha está equipada com a maior tecnologia existente. Nesta existe um computador ligado à internet que comanda todos os electrodomésticos, mesmo à distância. Existe também um frigorífico com um ecrã que controla o stock de alimentos. Por ultimo, existe um aspirador robô que aspira toda a casa sozinho, com uma autonomia de 2 horas.


6. Home –cinema - Esta casa contem ainda uma pequena sala de cinema equipada com um dos melhores sistemas de home cinema, o qual é constituído por um ecrã ambilight e um som surround . Para inovar, esta sala tem as paredes tortas, e o tecto “estrelado”.

7. Quarto do filho – Este quarto está equipado com todos os equipamentos tecnológicos necessários para a vida diária de uma criança com necessidades especiais. Nesta divisão, existe um computador que tem incorporado uma lupa digital, caso o filho demonstre problemas visuais, todos os computadores tem braços articuláveis, um programa de conversação em texto, um telemóvel para cegos e um comando da casa por gestos.

8. Suite da avó – Esta pequena casa, é constituída por duas partes. A primeira parte é uma kitchet, possibilitanto um pouco de independência na vida do membro mais velho da família. Depois temos a segunda parte constituída por uma cama ortopédica, um cadeirão que se move de acordo com a posição desejada, e instrumentos de alimentação, como garfos e facas, adaptados as necessidades de pessoas idosas.




Exterior da casa:



Agradecemos encarecidamente à Fundação Portuguesa das Comunicações e à Drª. Iria Zeferino.

Sem comentários:

Enviar um comentário